A PATA DA GAZELA



A Pata da Gazela

O romance ‘A Pata da Gazela’, baseado na história de Cinderela e na fábula de La Fontaine, o Leão amoroso, retrata, com ironia, humor e elementos de suspense, a sociedade brasileira do século XIX.
A história gira em torno de Horácio, Leopoldo, Laura e Amélia.
Horácio, rapaz jovem e sedutor, vê quando o lacaio das moças derruba um pé de um par de botinas de pelica e seda, pequeninas e mimosas e apaixona-se pela dona dos pés desconhecidos. Leopoldo, que estava na mesma rua, vê de relance Amélia e apaixona-se pelo seu sorriso, mesmo após um vislumbre dos pés disformes que ele pensa serem os dela. A partir deste acaso, a trama se desenvolve num triângulo amoroso entre Horácio, Amélia e Leopoldo.
A pata da gazela é uma obra de Alencar que demonstra como o amor deve ser guiado pela alma, como Leopoldo e não pela aparência, como Horácio. A pata da gazela narra em terceira pessoa, um romance vivido na alta roda carioca, repetindo a velha fórmula do triângulo amoroso.


Classificação: Livro Pequeno (até 200 páginas), Livro que é volume único, Narrativa em 3a Pessoa, Clássico, Drama, Livro Brasileiro, Opressão/Superação, Psicológico/Reflexão, Público Adulto, Relacionamento Amoroso, Romance Histórico, Romance Romântico, Século XIX.


Comentários

Postagens mais visitadas